Flirck
 
nov
11
2011

Preparação: Caminhos Cruzados

O curso ou encontro de noivos oferecido pelas igrejas católicas busca orientar o casal sobre a importância de saber partilhar as conquistas e os desafios

 

Casar é coisa séria e exige além do amor, também maturidade, delicadeza, paciência, responsabilidade, companheirismo e até mesmo uma boa dose de bom humor. Afinal de contas, os convívios sadios é a chave do sucesso para qualquer relacionamento. Com este objetivo e o de reiterar os preceitos da religião, as igrejas católicas exigem que os casais freqüentem uma turma do curso de noivos antes da realização do casamento. O curso – ou encontro, como também é chamado – tem valor universal e pode ser feito em qualquer paróquia ou igreja, e não somente naquela escolhida para sediar a cerimônia. O detalhe importante é que o curso tem validade de seis meses. Se os papeis forem tramitados na igreja depois desse prazo, o casal terá que fazer o curso novamente.

Em linhas gerais, receber o certificado desse estudo significa um momento de partilha entre o casal, de fazer uma analogia dos caminhos que os levaram até o instante mágico do altar. O padre conversa diretamente com os pretendentes, discute questões básicas do casamento e orienta sobre a necessidade de doação de um para o outro. A duração do encontro varia de acordo com a igreja e, geralmente, é de um ou dois dias, realizados sempre aos finais de semana. Como os casais que participam desse encontro quase sempre vivem o mesmo momento, não é raro surgirem amizades e troca de experiências interessantes. Enquanto fotógrafos, convites, bem-casados e uma infinidade de detalhes são alvo de preocupações dos noivos, o encontro pode ser uma oportunidade proveitosa de parar de pensar no turbilhão de pendências e refletir sobre o real significado da união.

Gostou ? Compartilhe:

Veja Também:

Deixe um comentário